Como Juntar a coluna de mercúrio de um termômetro?

Quem usa termômetros de mercúrio ou outro fluído para indicar a temperatura, provavelmente já se deparou com uma situação onde o líquido da coluna se separou.

Os espaços vazios que se formam nos pontos onde houve a separação podem inutilizar o termômetro, que passará a indicar valores incorretos na hora da medição.  Por isso é importante sempre verificar se a coluna de mercúrio (ou outro fluído) está inteira, se não houve falhas, bolhas de ar ou espaços vazios entre os líquidos.

Uma dica que nós aqui do Laboratório Pharma sempre fazemos é uma verificação em um ponto da escala do termômetro e, de preferência, um ponto de temperatura que tenha sido calibrado para ver se há divergência entre os valores. Uma vez que a sua medição não passou nesse teste, é sinal de que algo está errado.

Caso você tenha identificado que a coluna de líquido do seu termômetro separou, descrevemos abaixo alguns métodos que você poderá usar para realização da junção do mesmo.

 

Método I

RESFRIAR

Esse método consiste em resfriar a temperatura do termômetro para que a pressão de contração do líquido crie uma pressão liberando o ar e fazendo com que as partes de líquido se liguem novamente. Pode ser resfriado em geladeira ou freezer, mas é necessário ficar atento à escala do termômetro.

 

Método II

AQUECER

Esse método consiste em aquecer o bulbo do termômetro gradualmente para que a dilatação do líquido possa liberar o ar e unir as partes separadas. O aquecimento pode ser feito com secador e neste caso também é necessário ficar atento à escala do termômetro.

 

Método III

 AGITAR

 

Esse método consiste em agitar rapidamente o termômetro para baixo, mudando bruscamente a direção, fazendo com que a pressão de agitação jogue o líquido que está em cima para baixo, liberando o ar. Para a realização deste método de junção é preciso que o termômetro esteja bem seguro, pois pode soltar e quebrar, ocasionando acidentes e o espalhamento do mercúrio.

 

Deixe uma resposta